Por meio de invaginações da membrana plasmática ou de vesículas, as células podem transferir para o seu interior grandes quantidades de substâncias, macromoléculas, conjunto de partículas, bactérias e outros microrganismos, ou mesmos liberar partículas com dimensões que podem ser visíveis ao microscópio óptico. Há gasto de energia por parte da célula para mobilizar a formação de vesículas e invaginação da membrana. E a este tipo de transporte denominamos de transporte em quantidade.

O transporte em quantidade nas células pode ocorrer através de dois processos: endocitose e exocitose.

ENDOCITOSE

Na endocitose (do grego endo=dentro, citos= célula; acto da célula envolver) há inclusão de material por invaginação da membrana plasmática, e pode ser dividido em dois processos: fagocitose e pinocitose.


Fagocitose (do grego phagein=comer, kytos=célula; acto da célula comer)- processo em que a célula envolve partículas de grande dimensões, como microrganismos e  restos de outras células. Na fagocitose a mobilização de vesículas grandes que podem ser observadas em organismos unicelulares, como a ameba, fazendo parte do seu processo alimentar, e em células animais com função de defesa, como os macrófagos. 


Pinocitose (do grego pinein= beber, kytos=célula; acto da célula beber)- processo em que a células envolve partículas dissolvidas em água, como polissacarídeos e proteínas. Na pinocitose a mobilização de vesículas pequenas que podem ser observadas em particularmente em todos tipos celulares.

As vesículas formadas na fagocitose são denominadas fagossomo, ela ocorre apenas em células específicas, por outro lado, pinocitose ocorre praticamente em todos tipos celulares e as vesículas formadas são denominadas pinossomo

EXOCITOSE


A exocitose (do grego exo=fora, cito=célula; acto da célula lançar fora) é um processo inverso a endocitose através do qual a célula lança para fora secreções importantes que actuam em diversas etapas do metabolismo celular. Portanto, a exocitose é um processo comum nas células secretoras, como a do pâncreas, que secretam insulina e glucagon.

Também é por meio da endocitose que as células eliminam resíduos resultantes do seu metabolismo. E esse tipo de exocitose é denominado clasmocitose ou defecação celular.