O citoplasma compreende o espaço intracelular, sendo nas células eucarióticas, toda região localizada entre a membrana plasmática e o núcleo, e nas células procarióticas corresponde toda região intracelular, pois, estas células não possuem núcleo, e material genético encontra-se mergulhado no citoplasma. Por tanto, o citoplasma é tudo o que compreende a célula menos o núcleo, membrana plasmática e os envoltórios externo a membrana plasmática.

CELULA PROCARIÓTICAS




O citoplasma é constituído por uma massa semifluida, designada por hialoplasma (também conhecida como citosol, citoplasma fundamental ou matriz citoplasmática), inclusões citoplasmáticas, citosqueleto, sistema membranares (sistema vacuolar ou endomemembranas) e os organelos não membranosos.

HIALOPLASMA

O hialoplasma compreende a parte a parte líquida do citoplasma, ocupa mais da metade do volume total da célula e é composto por água, sais e moléculas orgânicas. É no hialoplasma onde todos os outros os componentes do citoplasma se encontram envolvidos.

No hialoplasma, encontram-se enumeras enzimas que participam de importantes reacções metabólicas, como as da glicólise, da síntese e degradação do glicogénio, e em diversas reacções que envolvem ATPs. O hialoplasma também fornece toda maquinaria para síntese de proteínas, como RNAs, enzimas, aminoácidos,

O hialoplasma das células eucarióticas e procariotas são particamente parecidos, contendo quase os mesmos componente, tais como moléculas de RNAs, proteínas, globulares e enzimas, porém, o hialoplasma dos procariotas não possuem filamentos que formam os citosqueleto, 

INCLUSÕES CITOPLASMÁTICAS

Compreende granulações citoplasmáticas que armazenam nutrientes ou subprodutos inertes resultante do metabolismo celular. Geralmente não se encontram envolvidos por membranas e a sua existência e abundancia varia muito com o tipo celular e a actividade da célula. Exemplos de inclusões são: as moléculas de glicogénios, que se acumulam no hialoplasma das células de animais e fungos; e as moléculas de lípidos que se acumulam no hialoplasma das células de animais e vegetais.

Citosqueleto

O citosqueleto é uma rede de proteínas filamentosas rígidas, finas e dinâmicas que são continuamente reorganizado, e se estendem através do citoplasma de toda célula eucariótica. O citosqueleto desempenha diversas funções tais como: determinar a forma, suporte mecânico; divisão celular; organização geral do citoplasma; movimentação celular; formação de outras estruturas, como centríolos, flagelos e cílios.

O citosqueleto é divido em: microfilamentos, filamentos intermediários e microtúbulos.

SISTEMAS MEMBRANARES

No interior do hialoplasma há um sistema complexo de estruturas delimitadas por membranas─ organelos membranosos, que realizam funções metabólicas especificas.

Os organelos membranosos são estruturas comum à todas células eucarióticas, o seu abundancia e forma varia de acordo tipo celular e com a actividade celular. Estes organelos são: retículo endoplasmático, complexo de golgi, lisossomas, peroxissomos, glioxissomas e mitocôndrias; os cloroplastos e os vacúolos de suco celular ocorrem nas células plantas e alguns protistas.

Nos procariotas não possuem um sistema membranoso, e as únicas estruturas membranosas que podem ser encontrados em alguns tipos celulares são: o mesossoma (invaginação da membrana plasmática para dentro do citoplasma), e membranas fotossintéticas (estão presentes no citoplasma das cianobactérias, as moléculas de clorofilas encontram-se nessas membranas).

ORGANELOS NÃO MEMBRANOSOS

São estruturas não delimitadas por membranas, tais como ribossomas e centríolos. As das células procarióticas possuem ribossomas menores do que as das células eucarióticas, e também não possuem centríolos.