Denominamos diibridismo ou segunda lei de Mendel quando mais de uma característica é estudada ao mesmo tempo.

Quando num cruzamento se analisa a transmissão de mais de um carácter, este cruzamento é denominado de diibridismo ou segunda lei de Mendel.

A segunda lei de Mendel estabelece que, os factores que determinam diferentes caracteres distribuem-se independentemente para os gâmetas e combinam-se ao acaso. Durante a formação dos gâmetas, cada par de genes alelos funciona independentemente.

gâmetas que podem surgir a partir da meiose de uma célula heterozigótica.


Durante seus trabalhos no Jardim do Mosteiro com ervilhas, Mendel analisou duas características diferentes das ervilhas ao mesmo tempo: cor e forma da semente. Cruzando assim indivíduos homozigotos para as duas características - plantas de sementes amarelas e lisa com plantas de sementes verdes e rugosa.

Ao cruzar estas plantas de linhas puras, Mendel obteve 100% de sementes de amarelas e lisas na geração F1.

Em seguida Mendel deixou que as plantas da geração F1 se autopolinizarem, destes cruzamento, surgiu na geração F2 quatro combinações de fenótipos nas seguintes proporções:

  • 9 sementes amarelas e lisas

  • 3 sementes amarelas e rugosas

  • 3 sementes verdes e lisas

  • 1 sementes verdes e rugosas

Considerando que cada progenitor possui no seu genótipo dois pares de alelos AALL (A - cor amarela, L - forma lisa) e aall (a - cor verde, l - forma lisa), é possível obter diferentes combinações de genótipos e fenótipos, que explicado pelo xadrez mendeliano.

resultados de mendel - 2 lei


Interpretação dos resultados experimentos obtidos por Mendel:

  • Como os progenitores são homozigóticos em relação aos (AALL e aall) cada um deles origina um único tipo de gâmeta cuja constituição genética é AL e al, respectivamente.

  • Do cruzamento P, surge na geração F1 100% sementes apresenta seguinte a constituição genótipica, AaLl, cujo fenótipo é amarelo e liso.

  • Após a autopolinização das plantas dos híbridos da geração F1, surge na geração F2 sementes com quatros fenótipos diferentes.

A análise destes resultados mostra que a forma da semente não depende da cor que ela apresenta e vice-versa. Assim, essas características transmitem-se independentemente um do outro.