Síntese de RNA
A síntese de RNA ocorre por meio de um processo denominado transcrição. Esta é a primeira etapa da transferência da informação genética, e faz-se na presença de um complexo enzimático chamado RNA polimerase.
A transcrição ocorre no núcleo a partir de uma cadeia de DNA que é utilizada como molde. O complexo RNA polimerase fixa-se sobre uma certa sequência de DNA, desliza ao longo dela, provocando a sua abertura, iniciando-se assim a transcrição da informação. Após a passagem da RNA polimerase, a molécula de DNA reconstitui-se pelo estabelecimento de ligações de hidrogénios entre as bases complementares.
A síntese de RNA a partir de nucleótidos livres faz-se no sentido 5' → 3'.
Os produtos primários da transcrição genética experimentam, ainda no núcleo, transformações profundas que variam de cordo com tipo de RNA.
A molécula de DNA é constituída por sequências que codificam "exões", intercaladas com sequências que não codificam "intrões". A transcrição de um segmento de DNA forma um RNA pré-mensageiro (não funcional). Ainda no interior do núcleo este RNA é processado, por meio da acção de enzimas lhe são retirados os intrões, havendo posteriormente a união dos exões. Estas transformações conduzem à formação de RNA mensageiro (mRNA) funcional ou activo. Este mRNA funcional migra do núcleo para o citoplasma onde será traduzido.
Intervenientes do processo de transcrição da informação genética
![]() |
| Intervenientes do processo de transcrição da informação genética. |
Cadeia de DNA – é a estrutura que serve de molde para síntese de RNA, nela se encontram os genes a serem transcritos;
Ribonucleótidos – encontrando-se livres no nucleoplasma, estas estruturas são as unidades básicas que constituem a molécula de RNA;
RNA polimerase – é a enzima que catalisa o processo de transcrição;
ATP – é a principal substância que transfere a energia necessária a realização de todo o processo.

0 Comentários