Mitose

As quatro fases da mitose.


Mitose diz respeito ao conjunto de transformação durante as quais o núcleo das células eucarióticas se divide. Embora a mitose seja contínua, ela costuma a dividir-se em quatro estádios: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

  1. Prófase

É a etapa mais longa da mitose. Os cromossomas começam a se condensar, tornando-se mais cada vez mais grosso. Cada cromossoma é constituído por dois filamentos cromossómicos idênticos, denominado cromatídios, que se encontram unidos pelo centrómero. A membrana nuclear e os nucleólos vão desaparecendo, os dois pares de centríolos começam a afastar-se em sentidos opostos, formando-se entre eles o fuso acromático ou fuso mitótico, constituído por um Sistema de microtúbulos proteicos que se associam formando fibrilas. Algumas fibrilas dispõem-se radicalmente nos polos da célula, constituindo o áster.


  1. Metáfase

Os cromossomas atingem o máximo de condensação e dispõem com os centrómeros no plano equatorial, voltados para o centro desse plano e com os braços para fora. Os pares de centríolos atingem os polos da célula. Algumas fibrilas do fuso mitótico unem-se aos cinetócoro formando fibrilas cromossómicas, enquanto que outras vão de polo a polo, fibrilas contínuas.

  1. Anáfase

Inicia-se com rompimento dos centrómeros, permitindo a separação dos dois cromatídios de cada cromossoma, que passam assim a constituir dois cromossomas independentes.

As fibrilas ligadas aos cromossomas encurtam e estes começam a afastar-se migrando para pólos opostos da célula. Quando atingem essa região a anáfase termina. E cada polo da célula recebe as mesmas quantidades de cromossomas e com as mesmas informações genéticas.

  1. Telófase

A membrana nuclear se reorganiza à volta dos cromossomas de cada célula-filha. Os necleólos reaparecem, o fuso mitótico desaparece e os cromossomas descondensam-se, terminado a mitose, e ficando assim a célula constituída por dois núcleos.

Importância biológica da mitose

Nos organismos unicelulares, a mitose é muito importante, pois garante a reprodução (assexuada) e a continuação da espécie.

Nos organismos pluricelulares, a mitose permite o crescimento, viabiliza a reprodução assexuada e a reprodução sexuada, e actua na regeneração dos tecidos.