Citocinese

A Citocinese diz respeito à divisão do citoplasma e portanto, à consequente individualização das duas células-filhas.

Durante a anáfase e a telófase, forma-se na zona do plano equatorial um anel contráctil de filamentos proteicos. Estes contraem-se e puxam a membrana para dentro, causando um sulco de clivagem que vai estrangulando o citoplasma, até se separarem as duas células-filhas.

Divisão da célula animal e da célula vegetal

Citocinese em célula animal e vegetal.

Nas células animais a citocinese ocorre por estrangulamento. Ocorre a invaginação da membrana plasmática que, ao se completar, divide a célula em duas, totalmente individualizadas. Neste caso, a citocinese é centrípeta (de fora para dentro), que é possível graças a flexibilidade da membrana plasmática

Nas células de plantas superiores não existem centríolos visíveis (mitose acêntrica) e não a formação de fibras do aster (mitose anastral). A citocinese é centrífuga (de dentro para fora), forma-se uma lamela que cresce do centro para periferia, separando cada célula em duas.

Nestas células, a citocinese centrípeta não ocorre devido a rigidez da parede celular. E as regiões correspondentes às duas zonas polares actuam como centros organizadores de microtúbulos que vão originar as fibrilas do fuso mitótico.