Estrutura dos cromossomas eucarióticos

Os cromossomas são moléculas filamentosas complexas que se encontram no núcleo das células eucarióticas. Estas moléculas são constituídas por DNA (34%) proteínas (60%) e RNA (5%). O DNA contém a informação genética, e as proteínas conferem a forma física aos cromossomas, ao mesmo tempo que regulam a actividade do DNA.

Estrutura de um cromossoma duplicado


Quando a célula se encontra em divisão o material genético se condensa, apresentando-se bem individualizado, sendo denominado cromossoma. E quando a célula não está em divisão o material genético encontra-se disperso, denominando-se cromatina.

A capacidade de condensação do material genético deve-se a um pequeno grupo de proteínas, as histonas. As unidades básicas desta condensação são os nucleossomas. Cada nucleossoma tem a forma de um disco constituído por oito unidades de histonas, à volta das quais se enrola, formando duas espirais, o filamento de DNA. Os nucleossomas encontram-se separados por uma porção de DNA, denominado DNA de liga.

Tendo como base o número de cromossomas, as células podem ser: diplóides ou haplóides.

As células diplóides são células em que os cromossomas ocorrem aos pares, sendo representadas por 2n. Por outro lado, as células haplóides não possuem pares de cromossomas, sendo representadas por n. Nas células humanas as células que formam o corpo (células somáticas) são diplóides, e as células que se destinam continuação da espécie (gâmetas) são haplóides.

 

Nos organismos diplóides, as células apresentam cromossomas em par, sendo morfologicamente semelhantes e contendo o mesmo tipo de genes, designando-se assim, cromossomas homólogos. O local que cada genes ocupa no cromossoma é denominado lócus (ou locus) génico. Sendo assim, cromossomas homólogos possuem a mesma sequência de locus génico.


Tipos de cromossomas e cariótipos

Os quatro tipos de cromossomas

Os cromossomas são classificados em 4 tipos básicos, dependendo da localização do centrómero, podendo ser:

  • Metacêntrico - o centrómero encontra-se localizado no centro, e os braços apresentam o mesmo tamnho;

  • Submetacêntrico - o centrómero encontra-se um pouco deslocado do centro, e os não apresentam o mesmo tamanho; 

  • Acrocêntrico - o centrómero encontra-se muito deslocado do centro, portanto, os braços apresentam muita diferença de tamanho;

  • Telocêntrico - o centrómero encontra-se na extremidade do cromossoma, portanto, nesse caso só existe um braço.

As células de organismos da mesma espécie possuem um número constante de cromossomas que apresentam uma estrutura própria no que diz respeito ao tamanho e à forma. Ao conjunto dos cromossomas de uma célula, que pelo número, forma e tamanho caracteriza uma dada espécie, dá-se o nome de cariótipo. Nos eucariontes, os cromossomas que compõem o cariótipo apresentam-se, geralmente, em pares.

O cariótipo humano é composto por 23 pares de cromossomas, dos quais 22 pares são semelhantes em ambos os sexos, denominando-se cromossomas autossomos; e 1 par é diferente em cada sexo, denominando-se, cromossomas sexuais. A mulher dois cromossomas sexuais idênticos entre si, denominados Cromossomas X; o homem possui um cromossoma X e outro muito diferente denominado cromossoma Y