Estrutura do DNA

Estrutura da molécula de DNA

O modelo da estrutura molecular do ácido desoxirribonucleico (DNA) foi proposto por James Watson e Francis Crick em 1953. Segundo esse modelo, cada molécula de DNA é uma dupla hélice em que duas cadeias polinucleotídicas dispõem-se espiraladamente em torno de um eixo. O que lhes valeu a atribuição do Prémio Nobel de Fisiologia e Medicina em 1962.

O modelo da dupla helice assemelha-se a uma escada de corda enrolada helicoidalmente.

  • As bandas laterais da hélice são formadas por moléculas de fosfato, alternando com moléculas de desoxirribose, e os degraus centrais são pares de bases ligados entre si por ligações hidrogénio.

  • As bases que emparelham são designadas bases complementares; a adenina emparelha-se sempre com a timina por duas ligações de hidrogénio (A=C), e a guanina emparelha-se sempre com a citosina por três ligações de hidrogénio (G≡C).

  • As duas cadeias de nucleótidos do DNA desenvolvem-se em direcções opostas. Cada novo nucleótido liga-se pelo grupo fosfato ao carbono 3' da pentose do último nucleótido da cadeia, repetindo-se o processo no sentido 5' → 3'. Ou seja, cada uma das cadeias de nucleótidos inicia-se por uma extremidade 5' e termina em 3', deste modo, à extremidade 3' de uma cadeia corresponde a extremidade 5' da outra, designando-se, por isso, cadeia antiparalelas.

  • Na molécula de DNA está presente um grande número de nucleótidos, ordenados de diferentes formas, existindo assim deste modo, uma infinidade de moléculas de DNA. Cada indivíduo tem o seu próprio DNA.

A molécula de DNA é formada por segmentos que contêm determinadas informação genética - genes, estas informações controlam a síntese de proteínas e toda a actividade celular. Cada gene pode conter milhares de pares de nucleótidos.

O conjunto de genes que constitui a informação genética de um indivíduo tem o nome de genoma.


Estrutura do RNA


O ácido ribonucleico (RNA) é formada por uma cadeia simples de polinucleótideos de dimensões muito inferiores às dimensões das moléculas de DNA.

O RNA é constituída pela ribose (pentose) e pelas seguintes bases azotadas: guanina adenina, citosina e uracilo. Conforme a sua função o RNA pode ocorrer em forma e estruturais diferentes.

Em determinadas regiões, a cadeia simples pode dobrar-se e, devido à complementaridade dos pares de base, a adenina emparelha-se com o uracilo por duas ligações de hidrogénio, e a guanina emparelha-se com a citosina por três ligações de hidrogénio. A quantidade de RNA celular é variável e relaciona-se com a maior ou menor actividade metabólica da célula.