Ácidos nucléicos são moléculas complexas responsáveis por armazenar e transmitir e processar a informação genética. As unidades básicas que os constituem os ácidos nucléicos, ou seja, os monómeros são nucleótidos.
Ácido nucleico, está atribuição foi dada por Richard Altmann em 1889, porque foi primeiramente identificada no núcleo e por apresentar propriedades ácidas. Existem dois tipos de ácido nucléico:
DNA - Ácido desoxirribonucleico;
RNA - Ácido ribonucleico.
Os ácidos nucléicos estão presentes no interior das células de todos os organismos vivos. Cada organismo contém um material genético que o caracteriza como indivíduo e que controla todas as actividades vitais.
Nos organismo procariontes o DNA encontra-se livre no citoplama, esta região é denominada nucleóide. Em cada célula procariótica existe normalmente uma molécula única de DNA, de forma circular que só transitoriamente está associada a proteínas. Essa molécula é designada por cromossoma bacteriano.
Nos organismos eucariontes o DNA encontra-se no interior do núcleo. Cada molécula de DNA está associada a proteínas, sendo o complexo DNA-proteínas designado por cromatina. O número de filamentos de cromatina em cada célula varia de espécie para espécie. No interior do núcleo, quando a cromatina se encontra condensada é designada cromossoma.
![]() |
| Características do Ácido Desoxirribonucleico (DNA). |
Os ácidos nucléicos apresentam-se constituídos por 3 componentes fundamentais:
Ácido fosfórico ou Grupo fosfato – confere aos ácidos nucleicos as suas características ácidas. Está presente no DNA e RNA.
Pentoses – estes podem ser desoxirribose (C5H10O4) quando presente no DNA, ou ribose (C5H10O5) quando presente no RNA.
Bases azotadas ou Base nitrogenadas - existem 5 bases azotadas ou nitrogenadas diferentes agrupadas em dois grupos:
Bases de anel duplo:
Adenina (A)- presentes no DNA e RNA
Guanina (G)- presentes no DNA e RNA
Bases de anel simples:
Citocina (C)- Presentes no DNA e RNA
Timina (T) - presente apenas no DNA
Uracilo (U) - presente apenas no RNA
Cada ácido nucléico é formado por várias moléculas de nucleótidos, e estes diferem um dos outros, apenas pela sua base azotada. Assim podem considerar-se 5 categorias de nucleótidos: nucleótido adenina, nucleótido guanina, nucleótido citosina, nucleótido timina e nucleótido uracilo. Na formação de cada nucleótido intervêm reacções de condensação, estabelecendo-se ligações entre o grupo fosfato e o carbono 5' da pentose e entre o carbono 1' da pentose e a base azotada.
Os nucleótidos podem unir-se sequencialmente, constituindo uma cadeia polinucleotídica.


0 Comentários