PEROXISSOMAS
Peroxissomas são organelos esféricos e membranosos que contém enzimas oxidases (utilizam O2 para oxidar substâncias orgânicas formando H2O2) e catálases (transformam H2O2 em H2O e O2). As enzimas contidas nas peroxissomas são produzidas pelas ribossomas livres do hialoplasma e incorporados a eles.
A principal função das peroxissomas é decomposição do peroxido de hidrogénio (H2O2) em água e Oxigénio. Mas elas também actuam na oxidação de ácidos graxos para serem utilizados na respiração celular e na síntese de outros compostos, participando na produção dos ácidos biliares no fígado.
As peroxissomas são muito abundantes nas células dos fígados actuando na desintoxicação do organismo. Cerca de 25 % do etanol absorvido do sangue é degradado pelas peroxissomas e o restante pelo retículo endoplasmático liso.
GLIOXISSOMAS
As glioxissomas são peroxissomas encontrados em alguns protistas e em sementes oleaginosas de vegetais superiores, estas estão relacionadas com o metabolismo dos triglicerídeos. Elas apresentam uma membrana e uma matriz rica em enzimas. As enzimas das glioxissomas são formados nos ribossomas livre no hialoplasma e os lípidos da membrana são formados no reticulo endoplasmático liso, tal igual as peroxissomas, por isso elas são caracterizadas como peroxissomas relacionados com o metabolismo dos triglicerídeos.
As glioxissomas possuem enzimas utilizadas para transformar os lípidos das sementes em açúcar pela via do ciclo do glioxilato. Estes organelos são muito importantes durante a germinação das sementes, pois sobre o metabolismo dos lípidos acumulados no endopermas.
VACÚOLOS
Os vacúolos de suco celular são cavidades exclusivas das células vegetais, delimitadas por uma membrana lipoprotéica denominada tonoplasto. Os vacúolos nas células jovens são números e pequenos, e à medida a que a célula cresce eles se fundem em um único, grande e bem-desenvolvido vacúolo.
No interior dos vacúolos há uma solução aquosa ácida de varias substâncias, como sais, aminoácidos, hidratos de carbono, pigmentos como antocianinas, entre outras substâncias úteis.
Os vacúolos de suco celular são importantes muito nas células vegetais, desempenhando diversas funções tais como, regulação da pressão osmótica, armazenamento de substâncias úteis e de defesa, digestão intracelular, reservatório de substâncias prejudiciais, etc.
0 Comentários