Transporte passivo é o transporte de substâncias através de uma membrana lipoprotéica, e ocorre sem gasto de energia por parte da célula. As substâncias movimentam-se de modo independente de um meio para o outro com intuito de igualar as concentrações.



O transporte passivo pode ser dividido em: difusão simples, osmose, e difusão facilitada.

DIFUSÃO SIMPLES.

Difusão simples é o transporte de substâncias a favor do gradiente concentração, ou seja, do meio de maior concentração para o meio de menor concentração. Este movimento de moléculas é feito através das membranas lipoprotéicas sem a intervenção de proteínas transportadores ou transmembranares (permeases).



Por meio dos fosfolipídeos da bicamada há difusão simples de moléculas pequenas como, oxigénio, dióxido de carbono, moléculas lipossolúveis e certos iões.

OSMOSE

Osmose é o transporte de água através dos fosfolipídeos da bicamada lipídica, sem a intervenção de proteínas transportadoras. Este movimento da água ocorre do meio de menor concentração de soluto para o meio de maior concentração, ou seja do meio hipotónico para hipertónico.

Quando uma célula encontra-se num meio isotónico (a concentração no interior da célula e a do meio são iguais), ela apresenta um aspecto normal. No meio hipertónico a célula perde água diminuído o seu volume, e no meio hipotónico a célula ganha água aumentando o seu volume.

Numa solução hipertónica a célula animal perde água, diminui o volume e fica plamolisada (murcha); e ao ser colocada num meio fortemente hipotónico, ocorre a entrada excessiva de água e rompimento da membrana celular, ocasionando a lise celular (morte da célula).

A célula vegetal quando colocada numa solução hipertónica perde muita água, vacúolo diminui e a membrana celular retrai-se podendo desprender-se parcial da parede celular, excepto nas zonas dos plasmodesmos. Diz-se então que a célula está plasmolisada. O processo inverso, a deplasmolise, ocorre quando a célula é colocada em água destilada, a água entra no vacúolo e este aumenta de volume. Diz então que a célula esta túrgida. Num meio fortemente hipotónico as células vegetais, bacterianas e fúngicas não se rompem devido a presença da parede celular, ficando apenas túrgidas.

DIFUSÃO FACILITADA

Difusão facilitada é o transporte de substâncias a favor do gradiente de concentração, ou seja, do meio de maior concentração para o meio de menor concentração. Este movimento de moléculas é feito através de proteínas transmembrares ou transportadoras presentes na membrana celular (permeases), 



Por meio das permeases da bicamda há difusão facilitada de moléculas maiores como como, glicose, aminoácidos e alguns iões como, cloro, cálcio e potássio.