O sistema sanguíneo ABO, é caracterizado pela presença dos aglutinogénios A e B, existentes na membrana das hemácias.

Em 1900, o físico Car Landsteiner conclui que na população humana são encontradas quatro grupos sanguíneos: A, B, AB e O, o que constitui o sistema ABO.

Sistema sanguíneo ABO.

Os alelos envolvidos neste sistema são IA, IB e i. A representação dos alelos por meio da letra ``I´´ deve-se a palavra isoaglutinação, que se refere a aglutinação do sangue ocorrida na transfusão entre indivíduos da mesma espécie com tipos de sangue incompatíveis.

Os alelos IA, IB e IB propiciam a síntese de moléculas encontradas na membrana das hemácias denominadas aglutinogénios. O alelo i não proporciona a síntese de aglutinogénios.

O alelo IA propiciam a síntese aglutinogénio A e o alelo IB codifica o aglutinogénio B.

Neste sistema, os indivíduos possuem no plasma anticorpos chamados aglutininas que agem contra os aglutinogénios presente na membrana das hemácias, essas aglutininas são denominadas anti-A e anti-B.

Um sangue com um determinado aglutinogénio não pode ter no plasma a aglutinina correspondente, pois iniciaria uma reacção de aglutinação das hemácias.

Os indivíduos do grupo A possuem no plasma aglutinina anti-B, os do grupo B possuem aglutinina anti-A, os do grupo AB não possuem aglutininas, e dos grupos O possuem aglutininas anti-A e anti-B.

Sistema sanguíneo ABO.