Monibridismo, Primeira lei de Mendel Princípio da pureza dos gâmetas, Lei da segregação dos factores, Lei fundamental da genética ou Lei da disjunção.
Primeira lei de Mendel é o mecanismo de transmissão hereditária de apenas um par de alelos. Cada carácter é determinado por um par de factores que se segrega na formação dos gâmetas, nos quais ocorrem em dose simples, indo para gâmeta um factor, que é, portanto puro. Por isso, essa Lei também é chamada de Monibridismo, Princípio da pureza dos gâmetas, Lei da segregação dos factores, Lei fundamental da genética ou Lei da disjunção.
![]() |
| Esquema da mostrando relação entre a meiose e a primeira lei de mendel, gametâs que podem surgir a partir de uma celula heterozigotica com apenas um par de cromossoma homológos. |
Para cada uma das características seleccionadas, Mendel isolou plantas pertencentes a linhas pura, isto é, plantas autopolinizadas, que originam descendentes com características que na variam de uma geração para outra.
Mendel cruzou plantas de linhas puras que produziam sementes amarelas com as plantas de linhas puras que produziam sementes verdes. Este primeiro cruzamento entre indivíduos pertencentes a linhas puras é denominado cruzamento parental, representada P. Os descendentes dessa geração P, constituíram a geração F1- primeira geração de filhos, os descendentes de F1 constituíram a geração F2.
![]() |
| Resultados obtidos por Mendel na Geração F2. |
As sementes colhidas nas plantas após o cruzamento P, foram todas amarelas, ou seja, a variedade verde não apareceu em F1. Mendel ao deixar essas plantas da geração F1 se autopolinizarem, Mendel obteve 8023 sementes na geração F2, sendo: 6022 amarelas (75%) e 2001 verdes (25%), o que dá uma proporção de 3 sementes amarelas para 1 rugosa (3:1).
A experimentação de Mendel revelou que:
A geração F1 é uniforme em relação ao carácter em estudo, manifestando apenas a características de um dos progenitores;
Na geração F2 surgem na descendência ambas as características na proporção de 3 para 1.
Interpretação dos resultados obtido por Mendel:
Cada organismo contém dois factores para cada carácter;
Na formação dos gâmetas os factores separam-se de tal modo que cada gâmeta contém um só factor de cada par, pureza dos gâmetas. Princípio conhecido como princípio da segregação factorial.
Na geração P cada progenitor possui dos iguais ao carácter considerado. No exemplo cruzamento apresentado, relativamente a cor da semente, um dos progenitores possui dois factores responsáveis pela cor amarela e outro possui dois factores responsáveis pela cor verde.
Cada semente da geração F1 é originado a partir da união de dois gâmetas, tendo cada um destes gâmetas um factor oposto, sendo assim, estas sementes são constituídas por dois factores, uma para cor amarela e outra para cor verde. Embora, apenas o factor amarelo se manifeste, estes dois factores (amarelo e verde) encontram-se na presença um do outro.
Mendel chamou de factor dominante aquele que se manifestava na geração F1 e de factor recessivo aquele que não se manifestava na geração F1, manifestando-se apenas geração F2 e com menos frequência. O factor recessivo na presença do factor dominante não se manifesta, manifestando-se apenas as características do factor dominante.
De modo a tornar o tratamento dos dados mais simples, usam-se símbolos para representar os factores. Por regra, representa-se o factor dominante pela letra inicial maiúscula da característica e o factor recessivo pela mesma inicial, mas minúscula. No exemplo apresentado, utiliza-se ``A´´ para representar o factor que condiciona a cor amarela e ``a´´ o factor que condiciona a cor verde.
Nos indivíduos da geração F1 existem factores (Aa), cada um recebido através dos gâmetas dos respectivos progenitores. Quando se formam os gâmetas dos indivíduos da geração F1, os dois factores em causa se separam, assim, cada gâmeta formado possui apenas um factor, dominante (A) ou recessivo (a).
Na fecundação os gâmetas vão se unir aleatoriamente, formando zigotos com todos os tipos de combinações possíveis dos respectivos factores. Deste caso, na geração F2, surgem sementes cor amarela que possuem factores AA e factores Aa, e sementes de cor verde que possuem factores aa.
As sementes que apresentam factores iguais são chamadas de homozigóticos (Mendel usava o termo puro), assim podendo ser, homozigóticos dominante quando são AA e homozigóticos recessivos quando são aa; as sementes que apresentam factores diferentes (Aa) são denominadas heterozigóticos (Mendel usava o termo híbridos).



0 Comentários