Dioxina (também conhecidas com diplopixinas) é um grupo de poluentes orgânicos bioacumulativos e persistentes, que se dispersa no ambiente por meio de corrente de ar e água.
![]() |
| Dioxina TCDD |
Dioxina é uma familia formada por substâncias organocloradas conhecidas como dibenzodioxinas policloradas ou PCDDs. Estas substâncias são bioacumulativas e muito perigosa.
As dioxinas formam um grupo de poluentes orgânicos persistentes no meio ambiente e que apresentam diferentes formas, com variação no número de átomos de cloro ligados aos anéis aromáticos e diferentes graus de toxidade. Dentre elas, a mais tóxica e persistente é a 2,3,7,8-tetraclorodibenzo-p-dioxina, conhecida como TCDD.
Emissões de dioxinas
As dioxinas são subprodutos não intencionais de muitos processos industriais nos quais o cloro e produtos químicos deles derivados são produzidos, utilizados e eliminados. Sendo muito comum Processos de combustão, principalmente em incineradoras de resíduos urbanos ou hospitalares, na produção de PVC, material usado para confecção de ductos e tubos rígidos para encanamentos de água e esgoto, toalhas de mesa, cortinas, cabos eléctricos, pisos, brinquedos, e forração de móveis, ou em outros processos que utilizem cloro, como no branqueamento de papel.
O cultivo de cana-de-açúcar também está directamente relacionado a produção de dioxinas. O uso de fertilizantes com alta concentração de cloro, como o Cloreto de Potássio, leva ao acúmulo de cloro na cana, e sua queima libera a dioxina para o ambiente.
As dioxinas produzidas nos processos Industriais são distribuídas no ambiente, podendo ser transportadas a longas distâncias principalmente por correntes atmosféricas e, pelas correntes dos rios e dos mares. Consequentemente, as dioxinas estão agora presentes no globo de forma difusa.
Por causa da sua persistência, estima-se que, mesmo que a produção cesse hoje completamente, as dioxinas podem levar anos a séculos para desaparecerem do ambiente, uma vez que podem ser continuamente recicladas no ambiente.
Impactos da dioxina
As dioxinas são insolúveis em água, e tem a tendência de se dissolver em gorduras, sendo lipossolúveis. A eliminação de materiais lipossolúveis é mais lenta que a dos hidrossolúveis e, por isso, ocorre a sua acumulação nos organismos ao longo da cadeia alimentar. E os predadores de topos como o homem, as baleias, as focas, etc. são os mais afectados pela toxidade.
Estudos recentes mostram associação as dioxinas estão associadas a incidência de câncer, infertilidade e malformação congénita em humanos. Ela não afecta só o homem, podendo também causar a morte de animais e plantas.
![]() |
| Alimentos que acumulam enormes quantidades de dioxinas. |
Mais de 90% da exposição humana às dioxinas provém quase que exclusivamente da ingestão alimentar, especialmente de carne, peixes, laticínios e ovos. Por isso, é necessário que a produção de alimentos seja adequada e que haja sistemas de vigilância de contaminação dos mesmos que garantam que os níveis tolerados de dioxinas não sejam ultrapassados.
Solução
A melhor solução para diminuição das dioxinas no ambiente, seria a redução do consumo de materiais derivados de processos nos quais o cloro e produtos químicos deles derivados são produzidos, como papéis, plásticos, brinquedos, móveis, etc., o conserto e o reuso destes materiais. O que levaria a diminuição na produção destes materiais e consequentemente do lixo, que provavelmente seria incinerado. E o manejo adequado de fertilizantes com altas concentrações de cloro.



0 Comentários