Uma célula não está continuamente em mitose, isto é, em divisão; na maior parte ela está em um período entre uma divisão e a outra, denominada interfase.

Ciclo celular.


Uma célula não está continuamente em mitose, isto é, em divisão; na maior parte ela está em um período entre uma divisão e a outra, denominada interfase. 

O ciclo celular é assim dividido em duas fases:

  • Interfase – fase em que a célula não se divide

  • Fase mitótica – fase em que a célula se divide.

  1. Interfase

No geral, as células passam a maior parte da sua vida em interfase, cerca de 90% do ciclo celular. Esta, é uma fase de intensa actividade biossintética, podendo ser dividida em 3 períodos:

G1 ou pós-mitótico – corresponde ao período que decorre entre o fim da mitose e o início da síntese de DNA. E é caracterizado por uma intensa actividade biossintética, nomeadamente de proteínas, enzimas e RNA, havendo formação de organelas celulares e um notório crescimento da célula.

S ou período de síntese – neste período ocorre a replicação de cada uma das moléculas de DNA. A partir desse momento cada cromossoma passa a ser constituído por dois cromatídios ligados pelo centrómero, e no citoplasma das células animais e das plantas inferiores ocorre a duplicação dos centríolos, originando dois pares.

G2 ou pré-mitótico - decorre entre o final da síntese de DNA e o inicio da mitose. Neste período ocorre a síntese de biomoléculas necessárias à divisão celular.

  1. Fase mitótica

A fase mitótica varia de um organismo para o outro em pequenos pormenores. Nesta fase podem considerar-se duas etapas:

  • Mitose – divisão do núcleo;

  • Citocinese – divisão do citoplasma.