Perguntais

  1. Comente a teoria celular.

  2. Se você estiver a observar uma estrutura ao microscópio de luz em que a ocular fornece aumento de 10X e a objectiva de 40X, em quanto estará sendo aumentado o seu objecto de estudo?

  3. Diferencie o poder de aumento e poder de resolução dos microscópios.

  4. O que se consegue analisar utilizando o microscópio electrónico de transmissão e utilizando um de varredura.

  5. Qual é o modelo da membrana plasmática aceita actualmente?

  6. Explique as funções da membrana plasmática e o que significa dizer que ela tem permeabilidade selectiva.

  7. Explique o que é o glicocálice e qual é a sua função?

  8. Relacione os grupos de seres vivos que apresentam parede celular e diga se a composição química e a mesma nos diferentes grupos.

  9. Explique de forma comparativa as principais categorias de processos de troca entre a célula e o meio externo a ela.

  10. Explique de modo comparativo por meio de esquemas ou desenho o que acontece com a célula animal e com a célula vegetal colocadas em soluções hipotónicas, isotónicas e hipertónicas.

  11. Que problema a célula enfrentaria se sua membrana plasmática fosse permeável?

  12. Diz o nome de duas estruturas que podemos encontrar tanto na célula eucariótica como na procariótica?

  13. A escherichia coli não possui nenhuma membrana nuclear, tem as enzimas do processo respiratório em dobras da membrana plasmática e não possui as estruturas mais conhecidas. Isso faz com que seja classificada como:

  14. Que processo estaria a ocorrer em células com grande quantidade de retículo endoplasmático granular (rugoso)?

  15. A produção de ATP nas células eucarióticas ocorrem fundamentalmente em que organelos:

  16. Certos organelos produzem moléculas de ATP e outras utilizam o ATP produzido, pelas primeiras, para síntese orgânica e a partir do CO2. Estamos falando, respectivamente, de:

  17.  Em uma célula vegetal o material genético concentra-se no interior do núcleo, o qual é delimitado por uma membrana. Além dessa região, material genético também é encontrado no interior dos:

  18. Células musculares, células glandulares e células de um microrganismo de água doce, deverão ter bem desenvolvidos os seguintes organelos, respectivamente: 

  19. As enzimas contidas nos lisossomas são sintetizadas pela célula à partir do:

  20. Os centríolos e o fuso mitótico apresentam como aspecto estrutural comum serem formados por:

  21. Diz o nome do organelo celular que possui menor valor adaptativo para microrganismos que habitam os fundos dos oceanos?

  22. Os leucoplastos evoluíram, para armazenar amido, porque as plantas… 

  23. Se uma planta for colocada em ambiente de total ausência de luz, o organelo ______________ e o processo de _____________ serão directamente afectados, nas células de suas folhas.

  24. A droga cloranfenicol tem efeito antibiótico por impedir que as ribossomas das bactérias realizem sua função. O efeito imediato desse antibiótico sobre as bactérias sensíveis a ele é inibir a síntese de:

  25. Certos fármacos, como a colchicina, ligam-se às moléculas de tubulina e impedem que elas se associem para formar microtúbulos. Quando células em divisão são tratadas com essas substâncias, a mitose é interrompida na metáfase. Células contendo dois pares de cromossomas homólogos foram tratadas com colchicina, durante um ciclo celular. Após o tratamento, essas células ficaram com:

  26. Os anabolizantes atuam acelerando a síntese de fibrilas musculares. Assim, na célula, essas substâncias agem em que organelo?

  27. As funções de secreção celular, formação do acrossoma dos espermatozóides e formação da lamela média nas células vegetais são desempenhadas pelo?

  28. Células de glândulas de animais apresentam nucléolo, retículo endoplasmático rugoso e complexo golgiense (complexo de Golgi) bem desenvolvidos.

  1. Que relação existe entre o retículo endoplasmático rugoso e o nucléolo?

  2. Qual é o papel do complexo golgiense na função dessas células? 

  1. Uma das hipóteses mais aceitas para explicar a origem das mitocôndrias sugere que estes organelos se originaram de bactérias aeróbicas primitivas, que estabeleceram uma relação de simbiose com uma célula eucariótica anaeróbica primitiva.

  1. Dê uma característica comum a bactérias e mitocôndrias que apoie a hipótese acima.

  2. Qual seria a vantagem dessa simbiose para a bactéria? E para a célula hospedeira?

  3. Que outro organelo é considerado também de origem simbiótica?




Respostas


  1. R: a teoria celular foi formulada por  Matthias Schleiden e Theodor Schwann  em 1838, segundo o qual:

  • A célula é a menor unidade da vida; todos seres vivos são formados por células, com excepção dos vírus;

  • Todas células se originam de outras células na divisão celular; 

  • Todas actividades vitais que caracterizam a vida ocorrem no interior das células.

  1. R: 10x40= 400. O meu objecto estará a ser aumentado 400X.

  2. R: o poder de aumento é a capacidade de ampliação da imagem vista ao microscópio (a imagem pode estar ampliada e parecer embaçada), e o poder de resolução se refere a precisão da imagem focalizada ( e o que torna a imagem mais nítida ou menos nítida)

  3. R: MET é usado para observar amostras cortadas e fatias muito finas, por outro lado, o MEV é usada para analisar a superfície dos seres vivos, células até moléculas.

  4. R: é o modelo do mosaico fluido proposto por Singer e Nilcolson em 1972.

  5. R: a membrana plamastica tem a função de servir de barreira entre o meio extra e o intracelular, manter a forma da célula ao impedir que o conteúdo celular escape e se misture com o meio extracelular, e assegurar a troca de substâncias, energia e informação entre esses meios. Ao dizer que ela tem permeabilidade selectiva significa dizer que ela tem a capacidade de permitir a passagem mais fácil de certas substâncias e ao mesmo tempo, impedir ou dificultar a passagem de outras.

  6. R:  o glicocálice é um envoltório externo a membrana plasmática presentes nas células animais e muitos protista, ela é formada por camada frouxa de polissacarídeos associados aos lípidos e proteínas da membrana plasmática. Estas estruturas apresentam diversa funções, tais como: proporciona resistência a membrana plasmática; reconhecimento e adesão celular; em grande importância durante as transfusões sanguínea, transplante de órgãos e enxertos; barreira contra agentes patogénicos e contra determinados tipos de substâncias do meio externo; serve como meio de comunicação, permitindo as células trocarem informações; inibição da divisão celular através do contacto com o glicocálice de outra célula; captação de iões e enzimas.

  7. R: 

Grupo

Composição da parede celular

Planta

Celulose 

Fungo

Quitina

Protista

Sílica ou celulose

Bactéria

Peptideoglicana


  1. R: os principais processos de troca entre a célula e o meio externo a ela são:

  • Transporte passivo- transporte que ocorre através da membrana plasmática sem que haja gasto de energia: difusão simples, osmose, e difusão facilitada.

  • Transporte activo- ocorre com gasto de energia: bomba de sódio e potássio, e bomba de cálcio.

  • Transporte em quantidade- ocorre quando as vesículas são usadas para entrada ou saída de substâncias na célula.

  1. R:



  1. R: se a membrana plasmática fosse permeável, a célula deixaria entrar no seu interior substâncias que interfeririam no seu metabolismo e deixaria escapar facilmente substâncias essências como glícidos, aminoácidos, e certos iões.

  2. R: membrana plasmática e ribossoma.


  1. R: procariota.


  1. R: intensa síntese proteica.


  1. R: mitocôndria.


  1. R: mitocôndria e cloroplasto.


  1. R: dos cloroplastos e das mitocôndrias.


  1. R: mitocôndrias, complexo de Golgi e vacúolo contráctil.


  1. R: retículo endoplasmático rugoso.


  1. R: microtúbulos.


  1. R: cloroplasto.


  1. R: os leucoplastos evoluíram, para armazenar amido, porque as plantas precisavam manter reservas energéticas para suas actividades metabólicas.


  1. R: se uma planta for colocada em ambiente de total ausência de luz, o organelo cloroplasto e o processo de fotossíntese serão directamente afectados, nas células de suas folhas.


  1. R: síntese de proteínas.


  1. R: 8 cromossomas.


  1. R: retículo endoplasmático rugoso.


  1. R: complexo de golgi.


  1. a) R: o nucléolo corresponde a uma região nuclear rica em RNA ribossômico (RNAr), matéria-prima utilizada na construção dos ribossomas, presentes no retículo endoplasmático rugoso.

b) R: nessas células, o complexo golgi armazena e processa proteínas recebidas do retículo endoplasmático rugoso, empacota e as envia para o exterior da célula, por meio de vesículas de secreção.

  1. a) R: Ambas apresentam DNA e, consequentemente, capacidade de autoduplicação.


b) R: A bactéria recebe nutrientes e fica protegida. A célula hospedeira recebe moléculas de ATP, formadas na respiração aeróbica das bactérias.


c) R: Cloroplasto