A superfície celular pode apresentar determinadas especializações que lhe conferem características e funções específicas.
| Especialidades da membrana plasmática |
Microvilosidades- São projecções na superfície da membrana plasmática das células, que tem a função de aumentar a superfície de contacto e, consequentemente, aumentam a absorção de substâncias. São sustentadas por microfilamentos, o que lhes confere movimento. As microvilosidades São especializações comuns em células especializadas na absorção, como as células do epitélio intestinal e a dos rins.
Zónulas de oclusão- são estruturas em mantém as células unidas, impedindo a passagem e o armazenamento de substâncias nos espaços intercelulares. As zónulas de oclusão são comuns em células do intestino e rins.
Zónulas de adesão- especializações que mantém as células unidas por meio de substâncias intercelulares adesivas, causando aderência sem que haja contacto entre as membranas plasmática.
Interdigitação- são saliências reentrâncias da membrana que se articulam com estruturas complementares da célula vizinha, permitindo maior coesão entre as células e aumentando a superfície de intercâmbio de substâncias com o meio extracelular.
Desmossoma- formada por duas placas circulares de proteínas (citosqueleto), uma em cada célula. As desmossomas são especializações têm a função de manter as células unidas, oferecendo força mecânica e estabilidade ao tecido. As Desmossomas são comuns em células do tecido epitelial e muscular.
Junções comunicantes, Junções gap ou nexos- são estruturas que permitem a comunicação entre as células por meio da membrana plasmática, permitindo assim que as células troquem informações e substâncias, tais como iões e pequenas moléculas através de proteínas transmembranares presentes na membrana da célula.
Hemidesmossomas- são praticamente o resultado da divisão em dois de um desmossoma, ou seja, meio-desmossoma. Essas especializações têm a função de manter a membrana plasmática de uma célula unida à lâmina basal.
Plasmodesmos- são finos canais citoplasmáticos presentes nas paredes celulares, que permite manter a continuidade entre as células vizinhas. Os plasmodesmos têm a função de permitir o intercâmbio de sustâncias entre as células contíguas (vizinhas).
0 Comentários