A célula possui o seu sistema esquelético próprio, o citosqueleto, que consiste numa rede de proteínas filamentosas que se estendem no citoplasma das células eucarióticas.
O citosqueleto mantem a forma da célula, e é responsável pela organização geral do citoplasma, confere suporte mecânico aos organelos e dirige o movimento interno deles, e também responsável pelo movimento da célula inteira.
![]() |
| Citoesqueleto |
O citosqueleto é composto por 3 tipos de filamentos proteicos: microfilamentos, filamentos intermediários, e microtúbulos.
MICROFILAMENTOS
Os microfilamentos são constituídos por moléculas de proteínas globulares denominadas actinas, juntamente com outra proteína denominada miosina, os microfilamentos compõem as principais estruturas do mecanismo contráctil da célula.
Os microfilamentos medem cerca de 7 nm, e localiza-se abaixo da membrana plasmática permitindo que a célula adopte uma variedade de formas e desempenhe diferentes funções.
Os microfilamentos participam de processos contrácteis, tais como, movimentos citoplasmático (cicloses), que consiste no movimento de organelos como mitocôndria, vacúolos e cloroplastos; durante o movimento citoplasmático a célula pode alterar completamente a sua forma, havendo formação de pseudópodes que célula pode utilizar para se movimentar ou englobar certos materiais (endocitose), a esse tipo de movimento denomina-se movimento amebóide.
FILAMENTOS INTERMEDIÁRIO
Os filamentos intermediários medem cerca de 10 nm e consistem de uma rede de estruturas filamentosas, no citoplasma e no núcleo. A sua principal função é permitir que as células resistem a choques mecânicos sem sofrer lesão ou lise. Os filamentos intermediários são os filamentos mais estáveis e resistentes.
Estas fornecem resistência mecânica às células, circundam o núcleo e se estendem para a periferia da célula, participam de junção célula a célula e reforça o envelope nuclear.
Os filamentos intermediários são formados por proteínas diferentes dependendo do tipo de célula. E elas podem ser agrupadas em citoplasmáticos e Nuclear.
F. intermediário nuclear: presentes em células nucleadas, é formada por lâminas nucleares.
F. intermediário citoplasmáticos: presentes nas células epiteliares é formada por queratina; nos tecidos conjuntivo, musculares e na neurogliais é formado por vimetina; nas células nervosas é formada por neurofilamentos.
MICROTÚBULOS
Os microtúbulos são estruturas cilíndricas ocas e rígidas, constituídas por várias moléculas de proteínas globulares denominadas tubulina, que se dispõem em um padrão helicoidal. A sua principal função é manter a forma da célula e organizar a disposição dos organelos citoplasmáticos.
Os microtúbulos são os maiores filamentos com cerca de 25nm, constituem um dos tipos de fibras do citosqueleto que entram na constituição de outras estruturas, como os centríolos, flagelos e cílios.
Centríolos e seus derivados
Os centríolos são organelos não membranosos em forma de bastonete, localizados próximo ao núcleo de todas células eucarióticas, exceptuando as das plantas superiores (Angiopérmicas), numa região denominada centrossomo. Estes apresentam-se aos pares dispostos perpendicularmente entre si. As plantas superiores não apresentam centríolos, mas apresentam o centrossomo (centro organizador dos microtúbulos), de onde parte os microtúbulos do citosqueleto.
Cada centríolo é uma estrutura cilíndrica, compostas por nove grupos de três microtúbulos. Os centríolos são responsáveis pela organização dos cílios e flagelos.
Os cílios e os flagelos são expansões da superfície celular, em geral dotadas de movimento. Estes movimentos são pediculados nos cílios e ondulados nos flagelos. No ponto de vista estrutural os cílios os flagelos são idênticos, no entanto, os cílios são mais curtos e numerosos por célula do que os flagelos. E estes são envolvidos por membrana plasmática e na base de qualquer deles existem um corpúsculo denominado corpo basal ou cinetossomo.
O corpo basal tem a mesma estrutura que o centríolo, constituído por nove grupo de três microtúbulos, dispostos segundo uma superfície cilíndrica. Durante a formação dos cílios e flagelos, dois dos microtúbulos de cada grupo de três prolongam-se empurrando a membrana plasmática. Na parte central são formados dois túbulos suplementares separados um do outro. Formando uma estrutura de composto de nove grupos de dois microtúbulos periféricos e de grupo de dois microtúbulos centrais, simbolizada pela expressão (9+2).
FUNÇÃO DO CITOSQUELETO
Manter a forma celular;
Suporte do citoplasma e organização intracelular;
Movimento célula inteira e dos organelos do citoplasma;
Transporte intracelular de proteínas;
Segregação dos cromossomas na mitose;
Separação das células durante a mitose.

0 Comentários