O transporte de sustância entre o meio intracelular e extracelular ocorre através da membrana celular, uma estrutura dinâmica que separa este dois meios. Enquanto certas substâncias, há substâncias elaboradas pelas células elaboradas pelas células que que constantemente a abandonam. 

A membrana celular possui a capacidade de facilitar e dificultar a passagem de certas substâncias. Essa propriedade é designada por permeabilidade selectiva da membrana. 

Os transportes de substâncias através da membrana celular podem ser agrupados em três categorias: 

  • Transporte passivo-ocorre sem gasto de energia: difusão simples, osmose, e difusão facilitada.

  • Transporte activo- ocorre com gasto de energia: bomba de sódio e potássio, e bomba de cálcio.

  • Transporte em quantiade- ocorre quando as vesículas são usadas para entrada ou saída de substâncias na célula.



O transporte passivo e activo não ocorrem apenas a nível das membranas celulares, estes transportes também são comum em outras membranas lipoprotéicas como por exemplo, nas membranas dos vacúolos, das mitocôndrias e dos cloroplastos,.

Para entender o transporte de substâncias através da membranas é necessário ter noções básicas sobre concentração de solução.

CONCENTRAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO

Solução- mistura de duas ou mais substâncias que apresentam o mesmo aspecto (uniforme)

Soluto- é a substância que se dissolve na outra.

Solvente- a sustância que dissolve a outra, na maior parte dos causos a água.

A quantidade de soluto dissolvida em concentração de solvente é o que concentração de solução. E quanto maior for a quantidade de soluto dissolvido por unidade do solvente maior será a concentração de solução. Portanto quanto mais soluto houver numa solução mais concentrada ela é. 

Gradiente de concentração- fluxo de partículas da solução mais concentrada para a solução menos concentrada.

Quando duas soluções têm a mesma concentração, elas são denominadas isotónicas ou isosmóticas (iso=igual). Quando é diferente a mais concentrada é denominada hipertónica ou hiperosmótica (híper=maior) e a menos concentrada é denominada hipotónica ou hiposmótica (hipo=menor).