A Célula

A célula é a unidade básica da vida, essencial para a formação de todos os seres vivos. Definida por Robert Hooke em 1665 através da observação de cortes de cortiça sob um microscópio óptico composto, a célula é uma estrutura microscópica composta principalmente por membrana plasmática, citoplasma e ácido nucleico.



As células funcionam como máquinas orgânicas autónomas cujo principal objectivo é a reprodução. Elas operam através de um conjunto de organelas que trabalham de maneira organizada para manter a vida.

Os seres vivos são formados por células que, agrupadas, formam tecidos; tecidos formam órgãos; órgãos formam sistemas; e sistemas formam organismos. Todos os seres vivos, desde as menores bactérias até as maiores baleias, são compostos por células. Assim, as células são unidades morfológicas e funcionais dos seres vivos.

Os organismos podem ser classificados em unicelulares, como amebas e bactérias, ou pluricelulares, como insectos, plantas, humanos e fungos.

Classificação das Células

As células se dividem em dois grandes grupos: procarióticas e eucarióticas.

  1. Células Procarióticas

As células procarióticas (do grego "pro" = antes e "karyon" = núcleo) são as mais simples e pequenas, com diâmetro médio entre 0,5 e 5 micrômetros. Elas não possuem um núcleo definido; o material genético está localizado no citoplasma em uma região chamada nucleóide. Estas células não possuem organelas membranosas e são mais susceptíveis a mutações. Podem ser autotróficas ou heterotróficas e incluem todos os seres unicelulares, como bactérias e cianobactérias.

Célula procariótica


  1. Células Eucarióticas

As células eucarióticas (do grego "eu" = verdadeiro e "karyon" = núcleo) são mais complexas, com diâmetro médio de cerca de 40 micrômetros, e possuem um núcleo definido que delimita o material genético do citoplasma. Esse material genético se comunica com o citoplasma através de poros na carioteca (membrana nuclear). Essas células são maiores e mais complexas, contendo uma variedade de organelas membranosos como mitocôndrias, retículo endoplasmático e cloroplastos. Organismos eucarióticos podem ser unicelulares, como amebas e leveduras, ou pluricelulares, como plantas e animais.

Células Eucarióticas: Animal e Vegetal.


Aspectos Comparativos das Células Procarióticas e Eucarióticas


Características

Célula procariótica

Célula eucariótica

Tamanho

Diâmetro médio entre 0,5 a 5 micrómetros.

Diâmetro com cerca 40 micrómetros.

Parede celular

Constituída basicamente de peptideoglicano. Algumas têm exteriormente uma cápsula, podendo apresentar ainda prolongamentos-flagelos.

Presentes nas plantas, fungos e alguns protistas. É formada principalmente por celulose nas plantas, basicamente de quitina nos fungos, e sílica ou celulose nos protistas.

Flagelos

Simples, não incluídos na membrana plasmática ou celular.

Complexo, rodeados por membrana plasmática.

Citoplasma

Rico em ribossomas que têm menores dimensões que os das células eucarióticas. Ausência de organelas membranares.

Rico em muitas organelas membranares, como lisossoma, retículos e cloroplasto. 

Repiração

Ocorre no hialoplasma (citosol) e membrana plasmática.

Ocorre no hialoplasma e mitocôndrias.

Fotossíntese

Ocorre na lamelas fotossintéticas, não possuem cloroplastos.

Ocorre nos cloroplastos.

Material genético

Em contacto directo com o citoplasma numa região denominada nucleóide. Não possuem núcleo.

Encontra-se no interior do núcleo, e comunica com o citoplasma por meio de poros presentes na carioteca (membrana nuclear).


Síntese

As células são a base da vida, variando de simples procarióticas, sem núcleo definido e com menor complexidade, a eucarióticas, que possuem um núcleo definido e organelas membranosas. As procarióticas são pequenas e menos complexas, enquanto as eucarióticas são maiores e mais diversificadas, podendo formar organismos unicelulares ou pluricelulares. Essa distinção é fundamental para entender a complexidade e a função dos diferentes tipos de células na biologia.